ANSAE / FIDC

A Receita Federal publicou a Instrução Normativa nº 2.275/2025, criando o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) e integrando todos os cartórios de imóveis ao Sinter – (Sistema Nacional de Gestão Informações Territoriais).
O que muda na prática?
1.Cada imóvel terá um código único nacional, como um “RG do bem”.
2.Todas as operações – compra, venda, doação – serão comunicadas em tempo real ao fisco.
3.Maior facilidade para identificar o verdadeiro proprietário e evitar uso de “laranjas”.
4.Apuração mais justa do valor de referência, combatendo a subavaliação em escrituras.
Impactos diretos:
A IN 2.275/2025 marca um novo ciclo de governança e publicidade imobiliária no Brasil.
O Cadastro Imobiliário Brasileiro e a integração dos cartórios ao Sinter representam avanços contra a ocultação patrimonial e na promoção de maior transparência e segurança jurídica.
Para contribuintes, investidores e empresas, a norma exige atenção redobrada à regularidade das operações e ao correto cumprimento das obrigações fiscais, sob pena de exposição de irregularidades antes invisíveis ao sistema.
Celso Antonio Machado
Advogado OAB/SC41.243
Associado ao escritório Cascaes, Hirt e Leiria Advocacia Empresarial;
Graduado em Direito pela UNISOCIESC - Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina; Pós-graduando em Direito Empresarial pela PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
A ANSAE/FIDC é uma entidade de âmbito nacional que busca aprimorar o conhecimento e atender as necessidades de todas as Securitizadoras de Ativos Empresariais e e Fundos de Investimentos em Direitos Credtiórios no Brasil.
Para atingir este objetivo a ANSAE/FIDC necessita da participação de todas as empresas do setor. Com sua participação, iremos estreitar o relacionamento entre as entidades governamentais a fim de interagir na regulamentação de todas as atividades.
Participe! Com o seu comprometimento vamos todos melhorar as condições de nossos negócios.
Receba informativos com novidades em relação ao mercado de Securitização.
Além das orientações jurídicas, tenha acesso as circulares normativas de orientação legal, técnica, jurídica, tributária e diversas informações relevantes ao setor.
Participe dos cursos técnicos, onde você recebe Orientações Técnicas sobre: Estruturação, Contabilidade e Tecnologia da Informação.
Participe de eventos como palestras, workshop, etc. promovidos pela ANSAE/FIDC.