ANSAE / FIDC
SEMINÁRIO DE SECURITIZAÇÃO DE ATIVOS EMPRESARIAIS

SEMINÁRIO DE SECURITIZAÇÃO DE ATIVOS EMPRESARIAIS

  • Abertura;
  • Apresentação dos Patrocinadores;
  • Origem e evolução da atividade;
  • Tipos de Securitizadoras e legislação;
  • Securitizadora de Ativos Empresariais – SPE;
  • Constituição – trâmites legais; capital – investidores;
  • Termo de Securitização – Emissão de Debêntures – Requisitos – Colocação Pública e Privada Registro na CVM;
  • Escritura de Emissão de Debêntures;
  • Contrato de compromisso de cessão de ativos empresariais, participantes – cláusula de solvabilidade – restrições – requisitos;
  • Borderô – Declaração de Recebimento – Diferencial de Compra – Regresso;
  • Termo de Securitização – Anexos;
  • Tipos de Ativos empresariais negociáveis – Restrições – Garantias;
  • Contabilização – Regime de Caixa – Registro das operações – Documentos; Formas de Tributação – Lucro Real – Presumido – IR – CSLL – PIS – COFINS;
  • MP 472/09 – Solução de Consulta SRF 02; 33; 151 e 156; Emenda Nº 03– CAE (substitutivo) ao Projeto de Lei da Câmara nº 13, de 2007;
  • Diferenças entre Securitização x FIDC x Factoring;
  • Conclusão.

PERFIL EMPREENDEDOR
Tarcisio Zonta, 63 anos, é catarinense de Ascurra – a cidade tem o nome do navio em que os avós de Zonta vieram da Itália. Torcedor do São Paulo, é contador e foi funcionário da Sulfabril por 18 anos.

Quando era funcionário da empresa criou a Sulfabril Factoring, a qual passou a administrar. Na época foi constituído também o Sindicato de Santa Catarina, com sede em Blumenau, que anos depois se tornou o Sindicato do Sul, com sede em Florianópolis e escritório administrativo em Criciúma (SC). Depois de quatro anos da abertura do Sindicato, Zonta passou a ser seu presidente, ficando por 16 anos na função – de 1993 a 2009.

Como presidente  do Sindicato, realizou o inesquecível 1º Encontro Sul Brasileiro de Fomento Mercantil que, pela primeira vez, teve participação de membro do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.  
Outro marco promovido por Tarcisio Zonta foi o Encontro em Jurerê Internacional - em Florianópolis (SC), em parceria com a Escola de Magistratura de Santa Catarina, que contou com a participação de cinco Ministros do STJ e dos magistrados do Tribunal de Santa Catarina.

Tarcisio Zonta também foi vice-presidente da Anfac e membro do Conselho Fiscal onde, com suas atitudes, fez mudar toda a forma como era conduzida a prestação de contas, trazendo enorme economia para a entidade. Tem como uma de suas caracterísiticas sempre trazer ideias novas para o setor, como cooperativa de factoring, criação de empresas prestadoras de serviços e planejamentos tributários operacionais. Nunca teve medo de dizer o que tinha que ser dito, mesmo que isso viesse a trazer desconforto para terceiros. Leal e disposto a lutar pelo segmento, nunca demonstrou fraqueza e com sua experiência e conhecimento trouxe inegáveis crescimentos para o setor. 

PALESTRANTE: 
Tarcisio Zonta  -  Assessor e consultor de empresas nas áreas: empresarial, contábil, fiscal e tributária; Bacharel em Ciências Contábeis, Pós-graduado com Especialização em Estrutura e Análise de Balanços; MBA em Marketing; Professor nas disciplinas de Contabilidade Industrial e Comercial, Estrutura e Análise de Balanços; Sócio da ZONTA Contabilidade e ZONTA Consultoria.  Público alvo: Empresários, advogados, economistas, administradores, contadores, universitários, operadores de crédito e demais interessados no segmento de Securitização.


Publicado em 14/09/2011 08:00:00

Leia também:

fiinanblue *Digital

fiinanblue *Digital

MSys

MSys

Taxas de Desconto de duplicatas por Instituição Financeira.

Taxas de Desconto de duplicatas por Instituição Financeira.

Receba novidades

ANSAE/FIDC

Quem é a ANSAE/FIDC?

A ANSAE/FIDC é uma entidade de âmbito nacional que busca aprimorar o conhecimento e atender as necessidades de todas as Securitizadoras de Ativos Empresariais e e Fundos de Investimentos em Direitos Credtiórios no Brasil.

Para atingir este objetivo a ANSAE/FIDC necessita da participação de todas as empresas do setor. Com sua participação, iremos estreitar o relacionamento entre as entidades governamentais a fim de interagir na regulamentação de todas as atividades.

Participe! Com o seu comprometimento vamos todos melhorar as condições de nossos negócios.

Atendimento

Receba informativos com novidades em relação ao mercado de Securitização.

Jurídico

Além das orientações jurídicas, tenha acesso as circulares normativas de orientação legal, técnica, jurídica, tributária e diversas informações relevantes ao setor.

Capacitação

Participe dos cursos técnicos, onde você recebe Orientações Técnicas sobre: Estruturação, Contabilidade e Tecnologia da Informação.

Eventos

Participe de eventos como palestras, workshop, etc. promovidos pela ANSAE/FIDC.

Saiba como Associar-se!

Complete os dados no formulário abaixo e receba mais informações de como associar-se e seus benefícios.

Dados do responsável:

Dados da empresa(opcional)