ANSA / FIDIC
Adiado o prazo para implementação das medidas determinadas pela Instrução CVM 848/2020 para 1º de outubro.

Adiado o prazo para implementação das medidas determinadas pela Instrução CVM 848/2020 para 1º de outubro.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou, no último dia 25 de março, a Deliberação CVM n. 848/2020, para adequar diversas exigências e prazos à situação que se estabeleceu no País a partir da chegada da pandemia do novo coronavírus. Dentre as medidas deliberadas, encontra-se a prorrogação, de 1º de janeiro para 1º de outubro de 2020, do término do período de vacância para a entrada em vigor dos dispositivos ainda não vigentes da Instrução CVM n. 617/2019.

A Instrução CVM 617/2019 – que inseriu as companhias securitizadoras em seu âmbito regulatório – visa modernizar a regulação de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo no mercado de valores mobiliários, de maneira alinhada às práticas adotadas pelos principais organismos internacionais.

Com a Deliberação CVM 848/2020, as companhias securitizadoras ganham prazo adicional, de 3 meses, para reformularem suas regras, procedimentos e controles internos, os quais podem ser assim resumidos:

(i) implementação da política de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLDFT);

(ii) implementação da “Abordagem Baseada em Risco”, visando garantir que as medidas de prevenção e mitigação sejam proporcionais aos riscos identificados e assegurar o cumprimento das diretrizes da mesma Instrução;

(iii) indicação de diretor estatutário, responsável pelo cumprimento das normas estabelecidas das normas estabelecidas na Instrução; e

(iv) a implementação da política “Conheça Seu Cliente”, que exige a  identificação e o cadastro do investidor, a adoção de diligências no curso do relacionamento comercial com o investidor, além da identificação do beneficiário final, assim designado a pessoa que influencia significativamente um cliente em nome do qual uma transação esteja sendo conduzida ou que dela se beneficie.

A inobservância às referidas medidas, para concluir, pode ser considerada grave para efeitos do disposto na Lei 9.613/98, podendo acarretar na inabilitação temporária das companhias securitizadoras pelo prazo de até 10 anos. 

 

RICARDO ANDERLE
OAB/SC 15.055
Advogado Tributarista
Ex-Conselheiro da Receita Federal do Brasil
Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP.
Mestre em Direito Econômico e Financeiro pela USP


Publicado em 16/04/2020 07:29:00

Leia também:

A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL COMO FORMA DE GARANTIA DO CRÉDITO

A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL COMO FORMA DE GARANTIA DO CRÉDITO

10 Anos ANSAE/FIDC - Mensagem do Presidente

10 Anos ANSAE/FIDC - Mensagem do Presidente

As recentes decisões acerca da corresponsabilização do cedente na cessão de créditos nas operações dos Fundos de Investimento e Securitizadoras

As recentes decisões acerca da corresponsabilização do cedente na cessão de créditos nas operações dos Fundos de Investimento e Securitizadoras

Receba novidades

ANSAE/FIDC

Quem é a ANSAE/FIDC?

A ANSAE/FIDC é uma entidade de âmbito nacional que busca aprimorar o conhecimento e atender as necessidades de todas as Securitizadoras de Ativos Empresariais no Brasil.

Para atingir este objetivo a ANSAE/FIDC necessita da participação de todas as empresas do setor. Com sua participação, iremos estreitar o relacionamento entre as entidades governamentais a fim de interagir na regulamentação de todas as atividades.

Participe! Com o seu comprometimento vamos todos melhorar as condições de nossos negócios.

Atendimento

Receba informativos com novidades em relação ao mercado de Securitização.

Jurídico

Além das orientações jurídicas, tenha acesso as circulares normativas de orientação legal, técnica, jurídica, tributária e diversas informações relevantes ao setor.

Capacitação

Participe dos cursos técnicos, onde você recebe Orientações Técnicas sobre: Estruturação, Contabilidade e Tecnologia da Informação.

Eventos

Participe de eventos como palestras, workshop, etc. promovidos pela ANSAE/FIDC.

Eventos

Saiba como Associar-se!

Complete os dados no formulário abaixo e receba mais informações de como associar-se e seus benefícios.

Dados do responsável:

Dados da empresa(opcional)


Parceiros