ANSAE / FIDC
Tribunal de Justiça de Santa Catarina aplica entendimento do STJ para o direito de regresso de FIDC contra o cedente

Tribunal de Justiça de Santa Catarina aplica entendimento do STJ para o direito de regresso de FIDC contra o cedente

É fato que os fundos de investimento podem intentar demandas contra os cedentes dos títulos para buscar sua cobrança em hipótese de simples inadimplemento ou vício. A questão da cessão pro soluto ou pro solvendo não só foi destrinchada no Recurso Especial (REsp) n. 1.726.161/SP, julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STF) em 06/08/2019, como já foi repetida no Agravo Interno no Recurso Especial (AgInt no REsp) n. 1.827.376/SP, julgado em 01/09/2020, e no REsp n. 1909459/SC em 20/05/2021, por aquela Corte.

Não obstante a mansa orientação da Corte, a qual possui a missão constitucional de pacificar entendimentos para adoção pelas instâncias ordinárias, ainda existem, especialmente nos juízos de primeiro grau, decisões contrastantes sobre a atividade desempenhada pelos Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs).
Talvez por desconhecimento da matéria, a qual acaba sendo pautada em resoluções e deliberações infralegais da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ainda pela operação juridicamente se assemelhar à faturização, nos juízos estaduais os fundos encontram empecilhos para fazer valer a cláusula de coobrigação do cedente.

Em Santa Catarina a questão não é diferente. Não raro, há decisões que desaprovam a cobrança de títulos inadimplidos do cedente, mesmo com a exposição da matéria e apresentação dos precedentes outrora mencionados, o que aventa uma suposta transmutação de atividade de faturização.

E por assim ser, cabe aos Tribunais estaduais, atentos à importância do sistema de precedentes jurisprudenciais adotado pelo Código de Processo Civil (CPC) de 2015, adotarem o entendimento já exposto pelo STJ para os FIDCs.

Nessa esteira, em julgamento1 inédito pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) concluído em 31/01/2023, foi deflagrada a plena aplicabilidade da coobrigação aos FIDCs. Em voto da Desembargadora Janice Ubialli, são analisadas as regulamentações da CVM para demonstrar a plena viabilidade do direito de regresso da cessionária em caso de simples inadimplemento das cártulas cedidas.
Com isso, espera-se que as instâncias inferiores também passem a adotar o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em suas decisões e sentenças, evitando-se a necessidade de interposição de recursos para elucidar aquilo que já está pacificado, os quais causam uma morosidade desnecessária ao recebimento do crédito.

_________________________
¹ 5000094-29.2022.8.24.0071
Por fim, é válido ressaltar que não há judicialmente a necessidade de debates sobre o escopo do contrato: se é um fundo de investimentos, possui todos os registros e submissões aos órgãos necessários, há direito à coobrigação do cedente, sobretudo
em homenagem ao sistema de precedentes vinculantes da legislação processual civil.

Dr. Michel Scaff Junior
OAB/SC 27.944
Sócio da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados
Advogado em Contencioso Cível para a recuperação de crédito.

Dra. Maria Alice Trentini Lahoz
OAB/SC 37.880
Sócia da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados
Advogada em Contencioso Cível para a recuperação de crédito.

Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados - Assessoria Jurídica ANSAE/FIDC


Publicado em 07/02/2023 10:06:00

Leia também:

O software de gestão desenvolvido pela MSYS Tecnologia - SIFAC SECURITIZADORA

O software de gestão desenvolvido pela MSYS Tecnologia - SIFAC SECURITIZADORA

Conta Escrow: segurança e confiança em transações de alto valor.

Conta Escrow: segurança e confiança em transações de alto valor.

O Sistema Financeiro Nacional (SFN)

O Sistema Financeiro Nacional (SFN)

Receba novidades

ANSAE/FIDC

Quem é a ANSAE/FIDC?

A ANSAE/FIDC é uma entidade de âmbito nacional que busca aprimorar o conhecimento e atender as necessidades de todas as Securitizadoras de Ativos Empresariais e e Fundos de Investimentos em Direitos Credtiórios no Brasil.

Para atingir este objetivo a ANSAE/FIDC necessita da participação de todas as empresas do setor. Com sua participação, iremos estreitar o relacionamento entre as entidades governamentais a fim de interagir na regulamentação de todas as atividades.

Participe! Com o seu comprometimento vamos todos melhorar as condições de nossos negócios.

Atendimento

Receba informativos com novidades em relação ao mercado de Securitização.

Jurídico

Além das orientações jurídicas, tenha acesso as circulares normativas de orientação legal, técnica, jurídica, tributária e diversas informações relevantes ao setor.

Capacitação

Participe dos cursos técnicos, onde você recebe Orientações Técnicas sobre: Estruturação, Contabilidade e Tecnologia da Informação.

Eventos

Participe de eventos como palestras, workshop, etc. promovidos pela ANSAE/FIDC.

Eventos

Saiba como Associar-se!

Complete os dados no formulário abaixo e receba mais informações de como associar-se e seus benefícios.

Dados do responsável:

Dados da empresa(opcional)