ANSAE / FIDC

A nova tributação dos FIDCs deve ser questionada na justiça

Por Ricardo Anderle
Doutor PUC/SP
Mestre USP
Ex-Conselheiro da Receita Federal

Anunciada pelo Presidente Lula como medida para “taxar” os “super-ricos”, a Medida Provisória n. 1.184, de 28 de agosto de 2023, visa tributar, em maio e novembro, os Fundos de Investimento de Direitos Creditórios (FIDCs) em 15% sobre a diferença positiva entre o valor patrimonial da cota e o seu custo de aquisição. É o chamado “come-cotas”.

No entanto, na visão do assessor jurídico da Associação Nacional de Securitizadoras de Ativos Empresariais e FIDCs (ANSAE-FIDC), a nova lei contém diversas ilegalidades.

Dentre os pontos que podem ser questionados, estão as regras de transição, como a tributação retroativa e o pagamento antecipado, além do próprio conceito de renda do FIDC à luz da mera variação patrimonial das cotas dos fundos.

“A forma de se tributar a variação patrimonial não é adequada para os FIDCs, cuja receita advém do spread na aquisição e liquidação de direitos creditórios. A cota do fundo fechado não possui liquidez como a dos fundos abertos e que operam no mercado de valores mobiliários. A capacidade contributiva do cotista é afrontada com a nova tributação.

Além do vício na escolha da base de cálculo, a tributação imposta ofende o princípio da disponibilidade da renda, já que, em grande parte dos casos, o cotista não pode resgatar sua cota de forma imediata, não possuindo, portanto, disponibilidade jurídica sobre a renda.

Quanto à tributação do “estoque” decorrente da valorização da cota em períodos pretéritos, a medida afronta o princípio constitucional da irretroatividade tributária. Para piorar, o novo regramento propõe uma antecipação do pagamento em 2023, com alíquota de 10%, como se fosse possível negociar com o contribuinte com base em uma norma duplamente inconstitucional, pois fere também o princípio constitucional da anterioridade”, afirma Ricardo Anderle.

A ANSAE-FIDC, por meio do seu Presidente, Paulo Guilherme Pfau, vai promover um evento para debater entre os associados as medidas a serem tomadas.

@ansaefidc: https://www.instagram.com/ansaefidc/


Publicado em 30/08/2023 16:22:00

Leia também:

O software de gestão desenvolvido pela MSYS Tecnologia - SIFAC SECURITIZADORA

O software de gestão desenvolvido pela MSYS Tecnologia - SIFAC SECURITIZADORA

Conta Escrow: segurança e confiança em transações de alto valor.

Conta Escrow: segurança e confiança em transações de alto valor.

O Sistema Financeiro Nacional (SFN)

O Sistema Financeiro Nacional (SFN)

Receba novidades

ANSAE/FIDC

Quem é a ANSAE/FIDC?

A ANSAE/FIDC é uma entidade de âmbito nacional que busca aprimorar o conhecimento e atender as necessidades de todas as Securitizadoras de Ativos Empresariais e e Fundos de Investimentos em Direitos Credtiórios no Brasil.

Para atingir este objetivo a ANSAE/FIDC necessita da participação de todas as empresas do setor. Com sua participação, iremos estreitar o relacionamento entre as entidades governamentais a fim de interagir na regulamentação de todas as atividades.

Participe! Com o seu comprometimento vamos todos melhorar as condições de nossos negócios.

Atendimento

Receba informativos com novidades em relação ao mercado de Securitização.

Jurídico

Além das orientações jurídicas, tenha acesso as circulares normativas de orientação legal, técnica, jurídica, tributária e diversas informações relevantes ao setor.

Capacitação

Participe dos cursos técnicos, onde você recebe Orientações Técnicas sobre: Estruturação, Contabilidade e Tecnologia da Informação.

Eventos

Participe de eventos como palestras, workshop, etc. promovidos pela ANSAE/FIDC.

Eventos

Saiba como Associar-se!

Complete os dados no formulário abaixo e receba mais informações de como associar-se e seus benefícios.

Dados do responsável:

Dados da empresa(opcional)