ANSAE / FIDC
A importância das Securitizadores de Ativos Empresariais

A importância das Securitizadores de Ativos Empresariais

Para o presidente da ANSAE- Associação Nacional das Securitizadoras de Ativos Empresariais, advogado Paulo Guilherme Pfau, com sede em Curitiba e escritórios em Blumenau, o atual cenário é o mesmo resultado do que sempre alertamos aos associados no final do ano passado.

Nos preocupava, no projeto os artigos 99 e seguintes, que inviabilizariam a atividade de securitização de credito. A MP656 já estava aprovada dependendo de sanção Presidencial. A Diretoria da ANSAE esteve em Brasília com autoridades oficiais e politicas com intuito de que fosse vetada, sendo confirmada no Diário Oficial da União de 20 de janeiro de 2015. A ANSAE continua acompanhando os tramites desta regulamentação na capital federal visando sempre os interesses do segmento. Já sobre os critérios utilizados pelo governo para vetar os artigos, que tratavam sobre o Bacen autorizar o funcionamento das securitizadoras o presidente da ANSAE diz que a “razão dos vetos foi o dispositivo que contraria o interesse publico ao atribuir competências ao Banco Central relativas à regulamentação das atividades de securitização sem fixar os limites de atuação desse órgão.”

Sobre esta decisão a ANSAE considera positivo o veto do governo, continuaremos no nosso constante esforço de acompanhamento na capital federal junto ao setor politico e aos órgãos competentes, visando sobretudo os interesses das Securitizadoras de Ativos Empresariais.

Quanto à ações a serem implementadas, a ANSAE há muito tem buscado acompanhar junto às entidades oficiais em Brasília oportunidades para discutir a Medida Provisória (MP) 656 que estabelece normas de regulamentação para a securitização de créditos e recebíveis.

“Acreditamos na representatividade da nossa entidade que tem acompanhado, tem estado presente e que são necessários argumentos com segurança e técnica e ter apoio de representantes políticos, para que as normas de regulamentação atendam as necessidades do desenvolvimento de nosso setor.

A classe representativa neste momento principalmente, deve permanecer unida para que os nossos argumentos venham a criar maior ressonância na orientação e decisões que entendemos certas, justas e perfeitas.

As Securitizadoras de Ativos Empresariais desempenham papel na economia brasileira de suma importância para o crescimento e desenvolvimento da economia. Pois pode proporcionar para as empresas o capital necessário para o aumento de produção e consequentemente a empregabilidade.

O momento da economia, embora com alguma turbulência, se apresenta como um cenário de oportunidades que o segmento empresarial deve estar presente, sedimentando seu compromisso de produtividade para credibilidade das empresas brasileiras proporcionando no cenário atual maior competitividade.”

A ANSAE acredita que o crescimento de Securitizadoras de Ativos Empresariais é uma tendência irreversível para a operação do setor de créditos e recebíveis. No nosso país o segmento esta criando conceito, que não obstante ser uma novidade, está tornando-se uma realidade importante para o desenvolvimento de todas as regiões brasileiras.

Embora as securitizadas estejam em pleno crescimento, a ANSAE não tem identificadas todas as empresas do mercado nacional, o que seria interessante e necessário, pois os nossos pleitos são de interesse de todas as securitizadoras de ativos empresarias.
Publicado em 01/06/2015 08:00:00

Leia também:

fiinanblue *Digital

fiinanblue *Digital

MSys

MSys

Taxas de Desconto de duplicatas por Instituição Financeira.

Taxas de Desconto de duplicatas por Instituição Financeira.

Receba novidades

ANSAE/FIDC

Quem é a ANSAE/FIDC?

A ANSAE/FIDC é uma entidade de âmbito nacional que busca aprimorar o conhecimento e atender as necessidades de todas as Securitizadoras de Ativos Empresariais e e Fundos de Investimentos em Direitos Credtiórios no Brasil.

Para atingir este objetivo a ANSAE/FIDC necessita da participação de todas as empresas do setor. Com sua participação, iremos estreitar o relacionamento entre as entidades governamentais a fim de interagir na regulamentação de todas as atividades.

Participe! Com o seu comprometimento vamos todos melhorar as condições de nossos negócios.

Atendimento

Receba informativos com novidades em relação ao mercado de Securitização.

Jurídico

Além das orientações jurídicas, tenha acesso as circulares normativas de orientação legal, técnica, jurídica, tributária e diversas informações relevantes ao setor.

Capacitação

Participe dos cursos técnicos, onde você recebe Orientações Técnicas sobre: Estruturação, Contabilidade e Tecnologia da Informação.

Eventos

Participe de eventos como palestras, workshop, etc. promovidos pela ANSAE/FIDC.

Saiba como Associar-se!

Complete os dados no formulário abaixo e receba mais informações de como associar-se e seus benefícios.

Dados do responsável:

Dados da empresa(opcional)