ANSAE / FIDC
Pronunciamento

Pronunciamento

No caso de texto único da conceituada publicação Valor Econômico o secretário da Receita Sr. Carlos Alberto Barreto fala em debêntures no geral, não especifíca Securitização de Ativos Empresariais. Apesar de que em uma outra revisão em novo texto será especificado, pois até é feito um comentário sobre a tentativa anterior da MP 540 em uma avaliação de preocupação com o planejamento tributário que poderia ser abusivo, mas que as empresas estão apenas cumprindo as leis vigentes.

 

A ANSAE inclusive já esteve com este assunto em Brasília, para iniciar alguns contatos de interesse do segmento com deputados. A sugestão pode seguir direto para a Casa Civil e para a presidente determinar uma MP sem passar pelo legislativo. A estratégia de alguns lobistas é avaliar o assunto sem estudá-lo com profundidade, sem analisar os impactos de mercado, tanto no aumento em cascata dos valores e taxas finais para os tomadores de crédito e principalmente a questão social, de quantas empresas desbancarizadas que dependem deste segmento para sua sobrevivência e manutenção de empregos.

 

Na realidade a fonte original é do Valor Econômico, como já ocorreu naquela notícia sobre o lucro real e vários órgãos e empresas privadas a utilizam em seus sites e clippings, dando a impressão de alguma infromação oficial, quando na realidade trata-se apenas de especulação. Naquele caso existia realmente uma grande pré-disposição do relator da MP 540 em aceitar as emendas sugeridas (lucro real, etc.) pelos deputados e pela senadora Ideli Salvatti, mas a ação da ANSAE que esteve em Brasília foi realmente objetiva e eficiente, com a garantia e a efetiva retirada da emenda (pauta) da MP, por parte do relator. A atitude da ANSAE era necessária, pois no texto daquela emenda era específico para as Companhias Securitizadoras de Ativos Empresariais.

 

Outra ação que sempre existirá é da própria Receita Federal, pois é cultural no Brasil o aumento de impostos (tributos, contribuições. etc.) cada vez maior, independente do segmento, não é uma prerrogativa só da atividade de securitização, estas pressões existem em todos os segmentos. Quem é ou foi do Factoring sabe como é isto, até chegar neste ponto insuportável.

 

Paulo Guilherme Pfau Presidente


Publicado em 01/11/2011 12:15:00

Leia também:

fiinanblue *Digital

fiinanblue *Digital

MSys

MSys

Taxas de Desconto de duplicatas por Instituição Financeira.

Taxas de Desconto de duplicatas por Instituição Financeira.

Receba novidades

ANSAE/FIDC

Quem é a ANSAE/FIDC?

A ANSAE/FIDC é uma entidade de âmbito nacional que busca aprimorar o conhecimento e atender as necessidades de todas as Securitizadoras de Ativos Empresariais e e Fundos de Investimentos em Direitos Credtiórios no Brasil.

Para atingir este objetivo a ANSAE/FIDC necessita da participação de todas as empresas do setor. Com sua participação, iremos estreitar o relacionamento entre as entidades governamentais a fim de interagir na regulamentação de todas as atividades.

Participe! Com o seu comprometimento vamos todos melhorar as condições de nossos negócios.

Atendimento

Receba informativos com novidades em relação ao mercado de Securitização.

Jurídico

Além das orientações jurídicas, tenha acesso as circulares normativas de orientação legal, técnica, jurídica, tributária e diversas informações relevantes ao setor.

Capacitação

Participe dos cursos técnicos, onde você recebe Orientações Técnicas sobre: Estruturação, Contabilidade e Tecnologia da Informação.

Eventos

Participe de eventos como palestras, workshop, etc. promovidos pela ANSAE/FIDC.

Saiba como Associar-se!

Complete os dados no formulário abaixo e receba mais informações de como associar-se e seus benefícios.

Dados do responsável:

Dados da empresa(opcional)